A conversa virtual entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizada na manhã desta segunda-feira (6), marcou um importante passo para a reaproximação entre os dois países. O encontro, segundo o jornal O Globo, abre caminho para uma reunião presencial em território neutro, prevista para o fim do mês, na Malásia, durante a cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).
Ambiente controlado e cautela diplomática
De acordo com auxiliares do Planalto, a decisão de realizar um primeiro contato virtual foi estratégica. Lula quis evitar qualquer exposição pública antes de um eventual encontro cara a cara, permitindo que o diálogo ocorresse em um ambiente “controlado e de alto nível técnico”.
De acordo com a reportagem, participaram da videoconferência os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Fernando Haddad (Fazenda) e Sidônio Palmeira (Comunicação Social), além do vice-presidente Geraldo Alckmin, titular da pasta de Desenvolvimento, Indústria e Comércio.
Caso se confirme, o encontro presencial entre Lula e Trump na Malásia pode se tornar o momento mais simbólico de reaproximação diplomática entre Brasília e Washington desde o início das sanções.
Comentários
Postar um comentário
A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.