Na corrida presidencial, os eleitores de Itapetinga já demonstram sua preferência: Lula (PT) lidera com folga, conquistando 7 de cada 10 eleitores do município, o que deixa os demais concorrentes bem atrás. Flávio Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, seguido por Ciro Gomes (PDT) em terceiro e Tarcísio de Freitas (Republicanos) em quarto. Mesmo com a troca de Jair Bolsonaro por seu filho Flávio, a situação para os opositores parece pouco competitiva na cidade, onde Lula segue sendo o favorito.
Já na disputa pelo governo da Bahia, a pesquisa mostra um cenário de "vai e vem". O atual governador Jerônimo Rodrigues (PT) ultrapassou ACM Neto (União Brasil), e agora lidera com 4% de vantagem, quebrando o empate técnico registrado em levantamentos anteriores. A briga pela reeleição de Jerônimo está acirrada, mas, por enquanto, ele fecha o ano em vantagem em Itapetinga.
Se o cenário estadual tem seus desafios, a situação política em Itapetinga é ainda mais crítica para o prefeito Eduardo Hagge (MDB). Embora tenha mostrado uma leve melhora em relação à pesquisa anterior (de 7% para 9% de intenções de voto a prefeito 2028), de uma pesquisa feita para medir o potencial de transferência de votos do prefeito de Itapetinga, ele ainda está distante de representar uma força política decisiva na cidade. O prefeito viu seus candidatos amargarem posições abaixo das expectativas, com destaque para o resultado decepcionante do seu candidato a deputado federal, Jayme Vieira Lima (MDB), que ocupa apenas o quinto lugar, atrás de candidatos, e um local, como o servidor público da Prefeitura de Itapetinga Maurício Gohmes.
A pesquisa também mostra que Antônio Brito (PSD) é o líder disparado na preferência dos eleitores para deputado federal, seguido por Otto Filho (PSD) e Xandó (PT). No entanto, há uma expectativa de que Otto Filho e Gohmes podem não se candidatar, o que pode mudar o cenário.
Comentários
Postar um comentário
A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.