Deputada Virgínia saúda os 47 anos de emancipação política de Itagimirim.

Deputada Virgínia Hagge (PMDB), ex-prefeito Ricardo Souto (PMDB) e o ministro Geddel Vieira Lima (PMDB).
A deputada Virgínia Hagge apresentou à Assembléia Legislativa votos decongratulações pela passagem dos 47 anos de emancipação política domunicípio, festejada no nesta quarta-feira, dia 23 de abril.
“Essa moção que apresento ao povo de Itagimirim é também extensiva à administração do prefeito Rielson Lima que está sabendo enfrentar os desafios de uma gestão que tem o crescimento econômico com a participação da população nos rumos da cidade seu foco principal”, ressalta a deputada.
Na moção de congratulação, a deputada destaca que o nome do município vem de Itagi, palavra Tupi-guarani formada pelas expressões “Ita”, que significa pedra; já “Gi” significa pequena. A localidade recebeu esta denominação antes de sua emancipação político-administrativa. “Após o nome Itagi foi acrescentado o termo Mirim, em razão de já existir outro município denominado de Itagi. Ficou assim o município denominado de Itagimirim”, destaca o documento MOC/10.673/2009.
O documento apresentado pela deputada Virgínia lembra que a partir de 1960, quando se inicia um vigoroso movimento emancipacionista no estado, liderado pelos Senhores Othoniel Ferreira dos Santos, Daniel Vargens, Dr Hugo Santana, José Alves (Zequinha), entre outros é que ocorre a emancipação de Itagi para e depois ser sancionado pelo então governador Juracy Magalhães, no dia 23 de Abril de 1962.
O documento requer, ainda, que seja dado conhecimento da moção à Prefeitura e à Câmara Municipal de Vereadores de Itagimirim.

Comentários