RAIO LASER - QUARTA-FEIRA - 26/01/2011


Reação
Os pedetistas marcham hoje para uma reunião com o ministro Carlos Lupi (Trabalho), presidente nacional do PDT, em Brasília, completamente descrentes de que ele tenha algum tipo de influência sobre a montagem do secretariado do governador Jaques Wagner, que anunciou ontem mais seis nomes da equipe que vai assessorá-lo, mantendo, entre eles, o secretário James Correia na Indústria e Comércio, cargo que era abertamente cobiçado pelos pedetistas, depois que perderam a possibilidade de fazer o secretário de Justiça. Hoje, a dúvida é saber como os pedetistas vão se comportar diante da decisão do Executivo.
Bancada
Em reunião ontem com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PDT), a bancada estadual do PP, incluído o deputado Ronaldo Carletto, que cogitou disputar o comando da Casa, manifestou apoio à sua reeleição, em fevereiro.
Divergências
Alguns governistas não têm engolido a postura de líderes do PDT na negociação com o governo sobre o secretariado. A interpretação é que os pedetistas não têm conseguido resolver divergências dentro da própria bancada, convergindo em embates com o executivo. Nos bastidores, dizem que essa seria a razão do chamado do presidente nacional do partido, Carlos Lupi, em Brasília.

Compreensão
O buxixo ontem na Câmara Municipal era de que o prefeito João Henrique (PMDB) já teria conversado com uma parte dos vereadores de sua confiança sobre a possibilidade de não comparecer à reabertura dos trabalhos legislativos, no próximo dia 1 de fevereiro. A compreensão foi geral.
Interesse
Depois dos deputados federais ACM Neto e Antonio Imbassahy terem parabenizado publicamente o vereador Joceval Rodrigues pela presidência do Partido Popular Socialista (PPS), ontem foi a vez de o deputado Nelson Pelegrino fazer o mesmo. De acordo com o petista, o vereador desempenha um importante trabalho na Câmara Municipal. “Além de ser um vereador de destaque na Câmara, Joceval ainda é um parceiro no trabalho que desenvolvo junto à Igreja Católica. O PPS não poderia escolher um quadro melhor”, complementa.

Diálogo
O vereador Paulo Magalhães Jr. (PSC) concordou ontem com as declarações do presidente estadual do PSC, Eliel Santana, sobre o afastamento entre a prefeitura e os vereadores. “O líder do meu partido tem toda razão. O afastamento entre a Câmara e o Executivo é tão grande que foi necessária a criação de um bloco independente na Casa. Antes cabia ao vereador Alfredo Mangueira fazer a ponte entre os dois poderes. Com a saída dele, o diálogo foi interrompido, e não sabemos como será retomado. A tendência é que toda vez que haja a necessidade do diálogo com o Palácio Thomé de Souza, a Câmara dependa da criação de um bloco independente”.
Assessoria?
Ao tentar ouvir o novo secretário estadual da Cultura Albino Rubim, sobre a sugestão de sua demissão do cargo, feita pelo deputado federal ACM Neto (DEM), a Tribuna da Bahia ouviu da assessoria de comunicação social da Secult que o secretário estava numa reunião e que não podia ser interrompido em hipótese alguma. A Tribuna insistiu e a resposta foi que, para entender que o deputado ACM Neto não tinha interpretado bem as declarações de Albino Rubim acerca das prioridades da pasta, bastava ler a entrevista do secretário no site Bahia Notícias. Com uma assessoria dessas, o secretário está mesmo bem arranjado.

Compras na internet
Só em 2010, o estado deixou de arrecadar cerca de R$ 85 milhões com essas operações, valor referente ao ICMS. Isso acontece porque, nessa modalidade de venda, o imposto fica totalmente retido no estado de origem da mercadoria, independentemente do local de origem do comprador. Na tentativa de mudar esse cenário, a Secretaria da Fazenda promoveu uma alteração no regulamento do tributo, inserindo essa modalidade de vendas, pela internet ou tele- marketing, no grupo da antecipação tributária do ICMS.

Projeto
Dos 417 municípios baianos, cerca de 370 que estão em dia com a UPB vão às urnas escolher o novo presidente da entidade amanhã. Durante 30 dias de campanha, o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, visitou a maioria deles expondo suas ideias e conhecendo de perto a realidade cada um. “Eu entendo que está sendo criado, na Bahia, um novo clima para a construção deste novo municipalismo. Nós precisamos cada vez mais empolgar os prefeitos, levantar a auto-estima deles, para que todos participem deste novo momento. Nós queremos deixar de ser problema para ser a solução”, disse, ao afirmar que pretende colocar em prática um processo de comunicação da UPB com programa de rádio e canal de TV.
Jabuti I
Não passa de especulação a possibilidade de o advogado Carlos Sodré assumir o comando da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado. “Jamais, por uma questão ética, postularia cargo de confiança”, disse o jurista. Sodré acrescenta que salvo por indicação partidária, a escolha é decisão privativa de Wagner e que como nem foi convidado nem indicado, considera os rumores “típico jabuti em cima de árvore”. “Jabuti não sobe em árvore; encontrado lá, das duas uma: ou foi enchente ou mão de gente”.
Jabuti II
Atualmente, Carlos Sodré dedica seu tempo com as atividades de seu escritório de advocacia e com produção de dois livros, simultaneamente: um, de memórias do que viu e ouviu sobre pessoas e fatos nos últimos 50 anos, cujo lançamento, em virtude “do trabalho minucioso” que requer, deverá demorar; o outro, para lançar no final do ano por ocasião da comemoração e em homenagem ao cinquentenário de emancipação política de Itapé, sua terra natal.
Petrobras
O deputado federal Jutahy Jr. (PSDB) criticou ontem a proposta anunciada da Petrobras de diminuir a compra de produtos nacionais. Ele lembrou que, na campanha eleitoral, a então candidata Dilma Rousseff (PT) defendeu aumentar a participação das compras de produtos nacionais, hoje na casa dos 65%, e o presidente Lula chegou a dizer que o objetivo seria chegar a 100%, quando, agora, a companhia está propondo reduzir este percentual para 35%. “Está é a diferença entre demagogia eleitoral e realidade. Proteger a indústria nacional é você diminuir os juros, melhorar a infraestrutura, não permitir um real supervalorizado, carga tributária abusiva e não fazer demagogia”, disse.


Publicada: 26/01/2011 Atualizada: 26/01/2011

Comentários