RAIO LASER/tb

Coluna do dia 26/12/2012

Solidariedade
O governador Jaques Wagner(PT), o prefeito João Henrique (PP) e o prefeito eleito ACM Neto (DEM) e vários políticos baianos uniram-se ontem em solidariedade à família Veloso, enlutada pela morte de Dona Canô, um exemplo de liderança política não-partidária que emergiu da pacata Santo Amaro como a mãe dos cantores e compositores Caetano Veloso e Maria Betânia, mas exerceu como ninguém influência política na região, relacionando-se com autoridades baianas em várias etapas da história do Estado, em todas defendendo sua cidade. Seu exemplo de firmeza e ao mesmo tempo doçura deixou os baianos, de todos os cantos do Estado, credos e religiões igualmente emocionados.
PSD I
Sobre apoio do PSD na disputa pela presidência da Câmara de Salvador, o presidente municipal do partido, deputado estadual Alan Sanches destaca que nas próximas horas se sentará à mesa com o comandante maior da sigla, o vice-governador Otto Alencar para que uma decisão seja tomada neste sentido. No entanto, faz questão de adiantar que a discussão pela composição da Mesa Diretora nada tem a ver com posição de governo.

PSD II
“A minha posição enquanto presidente municipal da legenda é de tentar fazer com que todos os grupos políticos tenham representatividade na Mesa, de forma que o exista um contexto pluripartidário no parlamento e é sobre isso que debaterei com nosso líder maior. A posição do partido em torno de apoio ao prefeito eleito ACM Neto, entretanto, não está em pauta”, assegurou Alan Sanches. Por fim, o dirigente municipal fez questão de pontuar que quando Otto Alencar lhe honrou com a indicação do cargo de presidente municipal tratou-se de um claro sinal de confiança e isso ele só pode retribuir com lealdade. “Portanto, qualquer decisão na nossa agremiação passará por ele”, concluiu.

Prenúncio de 2014?
No mesmo dia o democrata inaugurou obras ao lado do prefeito Luciano Ribeiro (DEM), do gestor eleito em Feira de Santana, Zé Ronaldo (DEM), e do vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa, Geddel Vieira Lima (PMDB). O grupo entregou reformada a Praça Coração de Jesus, o Terminal Rodoviário Pierre Alves Dias, a Creche Escola Vereador Tadeu Martins Rocha e a pavimentação do Bairro Copacabana. Seria um prenúncio de 2014?

Irritação
E por falar em Wagner, o governador teria exasperado-se ontem com a notícia de assalto armado a três caixas eletrônicos localizados no Derba. Não fosse o Dia do Natal e a morte de Dona Canô, a matriarca dos Veloso, que o sensibilizou muito, levando-o a Santo Amaro prestar condolências à família e aos santoamarenses, cabeças teriam rolado, disseram assessores próximos dele.

Cidadão de Caculé
O prefeito eleito de Salvador, ACM Neto (DEM) recebeu na semana passada, o título de cidadão de Caculé, no Sudoeste baiano, concedido pela Câmara de Vereadores do município.

Abaixo da média
A Bahia está abaixo da média na lista de transparência, do portal Contas Abertas, que monitora os gastos públicos no Brasil. O estado aparece na 20ª colocação, com nota 4,78. Na região Nordeste, Pernambuco ocupa a primeira colocação com nota 7,95. A cidade ocupa a terceira colocação no ranking nacional.São Paulo é o melhor colocado, com 9,29 e o Espírito Santo em segundo.

Comando
O ex-ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima sinalizou ontem que pode presidir o PMDB baiano. Em sua página na internet ele disse: “O sujeito está quieto no seu canto e a turma vem atentar. Inúmeros companheiros estimulando para que eu dispute Presidência do PMDB”, afirmou.
Natal mais triste
A líder da nação, Dilma Rousseff (PT) disse em nota que o Natal dos brasileiros ficou mais triste com a morte de Dona Canô. “Uma mulher rica de coragem, principalmente a coragem de ser feliz, como ela mesma gostava de dizer. Construiu uma família em torno do amor pela cultura, pela Bahia e pelo Brasil, expresso no talento de seus filhos, entre eles Caetano Veloso e Maria Bethânia”.

Despedida 
Matriarca de uma família de artistas e figura reconhecida pelo exemplo de cidadania e participação na vida social e religiosa de Santo Amaro, Dona Canô também ganhou a aproximação de políticos e autoridades. Ontem líderes e representantes da política baiana e nacional retribuíram o carinho devotado por ela e lamentaram a sua morte, como uma grande perda para a Bahia. Considerado um amigo, o ex-presidente Lula que já havia recebido dela um pedido de desculpas por uma manifestação contrária de seu filho Caetano Veloso enviou nota à imprensa, dizendo que Dona Cano “foi um exemplo de mulher, de mãe e uma referência de sabedoria e generosidade para sua família, para Santo Amaro da Purificação, para a Bahia e para o Brasil”.

Segunda força 
O deputado Rosemberg Pinto (PT) também homenageou a Dona Cano. “Ela foi bem mais que a mãe de duas das mais importantes personalidades das artes baianas. Foi uma mulher forte, tanto na religiosidade, quanto no respeito e dedicação à sua cidade natal, Santo Amaro. D. Canô sempre exerceu o papel de ‘segunda força do município’. Independente de quem estava no poder, ela exercia sua força como cidadã”.

Moção de pesar 
O deputado federal Mário Negromonte manifesta seu pesar pela morte de Dona Canô, com a qual esteve em Santo Amaro, a época em que era Ministro das Cidades, reconhecendo nela grande humildade, lucidez e bom humor. Negromonte dará entrada na Câmara dos Deputados em um requerimento para uma Moção de Pesar à família, como reconhecimento da importância da ilustre figura de Dona Canô para o Estado da Bahia.

Disputa 
O presidente estadual do PDT, Alexandre Brust repercutiu ontem o fato de que o PP teria oficializado cobranças por vaga ao Senado, conforme publicou a Tribuna. Segundo ele, caso isso seja verdade, atingirá diretamente o PDT. “Por razões políticas e de direito a vaga de senador a ser disputada em 2014 que hoje é do PDT, com João Durval deveria ser disputada por um candidato do PDT. Uma alternativa é a candidatura de Marcelo Nilo ao Governo. No caso de termos a candidatura ao Governo é que abriríamos mão do Senado”, afirmou Brust.

Espaços 
O líder do PDT baiano, Brust voltou a destacar ainda o posicionamento pelos espaços no governo. Segundo ele, a cobrança seria por melhores espaços e não por mais espaços. “Queremos algo que nos dê maior vascularidade no Estado. Como o governador já anunciou que vai mexer no inicio de janeiro, o PDT está aberto a discutir a abertura de melhores espaços, na certeza de que assim como o PDT vem apoiando o governador como o coordenador do projeto político dos partidos políticos que integram a base, nós esperamos a recíproca caso o nosso candidato Marcelo Nilo apresente as melhores condições para uma vitória em 2014”, frisou.

Posição 
A convivência entre a prefeita Moema Gramacho, de Lauro de Freitas, e o ex-deputado Galdino Leite foi muito proveitosa. Inquieto e realizador, Galdino marcou posição na recente campanha eleitoral, fazendo com que Moema passasse a admirá-lo fortemente. Daí, a perspectiva de que esta união perdure nos próximos passos da prefeita, que tem tudo para vir a integrar o secretariado do governador Jaques Wagner.

Aliança
Nos corredores do Aliança só se fala uma coisa: a partir de primeiro de janeiro o principal hospital de Salvador passará a se chamar “Aliança/ Bradesco/ Copador”.
Destaque
Pelo segundo ano consecutivo a revista Veja divulgou o seu Ranking do Progresso, lista que utiliza nove critérios específicos para classificar os deputados que mais se destacaram no Congresso. O deputado federal Antonio Brito (PTB), apesar de ainda estar em seu primeiro mandato, já o 34º da lista com uma avaliação de 5.7.  

Comentários

  1. Muda Itarantim!
    Publica aí na sua coluna que o ex-prefeito
    Gideão Soares Matos, está se despedindo do
    seu caótico mandato de 08 (oito), anos. Só
    que a alguns dos servidores públicos muni-
    cipais, ficaram a ver navios, não receberam
    o pagamento do mês de dezembro/2012.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.