de LÁ pra CÁ

A catarse pessoal:
no choro hipócrita de Geddel Vieira Lima.

A prisão de Geddel Vieira Lima não foi tão tranquila como nos foi mostrada, nela, o juiz autorizou a Polícia Federal a ‘forçar entrada e arrombar portas e cofres na hipótese de resistência de seu cumprimento’; também ‘autorizou empregar força contra coisas existentes e todos os meios legais para o cumprimento do mandado’.

Na tarde de ontem, 6 de julho, durante depoimento ao Juiz Vallisney de Souza Oliveira, titular da 10ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, Geddel se desespera e começa a chorar quando escuta que vai permanecer na cadeia por tempo indeterminado, acusado de obstrução de justiça numa operação que apura fraudes na liberação de recursos da Caixa Econômica Federal.

***
Além de chorador costumeiro, Geddel Vieira Lima é uma figura, apesar da tragicidade, cômica: pois no dia 16 de agosto de 2016, quando se fantasiava de verde e amarelo numa versão baiana de coxinha apimentada para protestar violentamente contra a Presidenta Dilma Rousseff e o PT, disse sem nenhum princípio ético que “não aguentava mais tanta roubalheira”.

Se apresenta senhorial truculento com seus servos e subserviente com seus suseranos; ensaio de coronel baiano (numa versão piorada do velho Antônio Carlos Magalhães) cuja família sobrevive escorada no poder há décadas. Aliás, ACM, quando governador, o expulsou do cargo de diretor do BANEB - Banco do Estado da Bahia, por repassar informações privilegiadas para investidores — ele chorou! Mas, apesar daquelas lágrimas caídas, vive (ou vivia) “uma boa relação com o prefeito de Salvador”, netinho do velho coronel...

...voltou a chorar durante a CPI dos anões do orçamento em 1993, onde também foi acusado de receber dinheiro de empreiteiras. Naquela CPI, disse que era um homem de poucas posses. No entanto, pasmem: aos 25 anos, ele já tinha acumulado um patrimônio de aproximadamente 15 milhões de reais. Nessa ocasião, num bate-boca ferino, o ex-presidente Itamar Franco, chamou Geddel de “percevejo de gabinete”, “vendedor de sigla” e “anãozinho do orçamento”.

Aos 55 anos, Geddel chorou ao ser derrotado nas eleições 2014, quando disputou a vaga de senador pelo Estado da Bahia; no entanto, garantiu uma das vagas de deputado federal ao irmão, Lúcio Vieira Lima, que também é suspeito de ter recebido 1 milhão de reais da Odebrecht. Em depoimento de delação premiada, o ex-diretor de relações institucionais daquela empreiteira, Cláudio Melo Filho, contou que Geddel era “chorão” ao pedir contribuições para campanhas eleitorais. Nessa tragicômica trajetória política, numa mensagem interceptada pela Polícia Federal, Geddel é chamado de “porco e um folgado”, tratado como “boka de jacaré p receber e carneirinho para trabalhar”.

***
Por fim, não podemos saber qual "literatura jurídica" será aplicada a Geddel Vieira Lima que, chorou novamente, mas, dessa vez, não convenceu. Poderá ser o pranto final de sua polêmica e verborrágica carreira política. Aos 58 anos, de cabeça raspada ficará na Papuda remoendo sua catarse pessoal nas alcunhas de 'chorão, percevejo de gabinete, porco folgado, boca de jacaré e carneirinho'.

A situação em que estamos, Geddel ajudou a criar. Na busca do poder pelo poder, seus coligados invisíveis estão lhe devorando. E não serão suas lágrimas repetidas que lhe trarão clemencia e piedade; sim desprezo e repugnância. Fritaram ele, e, ele sabe, certamente tem outro idêntico ou até melhor em seu lugar... 

Comentários

  1. Aprendeu com o mestre Lula. Oh raça!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São esses os homens da política brasileira. As chamadas raposas, que se sente orgulhosa por receber este nome. Que as máscaras continue a cair. Quero ver alguém construir um patrimônio como os que eles tem honestamente pelo fruto de seus trabalhos honrados, ganha que quero ver.

      Excluir
    2. A LAVA JATO NOS ULTIMOS DEZ DIAS JÁ RECUPEROU 1 BILHÃO PARA OS COFRES PÚBLICOS. ESPERO QUE ESTE DINHEIRO NÃO CHEGUE AO ALCANCE DOS DEMAIS CORRUPTOS DO PODER.

      Excluir
  2. onde está a arrogancia dos vieiras? ainda tem mais

    ResponderExcluir
  3. Não tô entendendo esse escritozinho. Não escreve mais sobre a Câmara e os vereadores, não escreve mais sobre o prefeito PC, não escreve mais sobre o seu Ricardinho amarelo. Escreve sobre políticos que lemos nos vários jornais do país e nada tem aver com a nossa cidade. É a coisa tá feia pra vocês e sua turma, é melhor vc procurar uma trouxa de roupa pra lavar. Olha a marreta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe de nada, inocente. Rodrigues já arrumou a boquinha dele nas gordas e fartas tetas públicas. Voltou a ser o bezerrão de sempre. Aí é assim, pagou, levou. Quem dá mais?

      Excluir
    2. Será mesmo anônimo? Eu não duvido é de nada. Vamos aguardar pra ver o que ele fala ou escreve sobre o prefeito, aí saberemos se é verdade que ele já tá mamando mesmo.

      Excluir
  4. Falta lúcio ir para cadeia . e abra o olho jadiel você e Paulo tomem cuidado porque vocês entraram na prefeitura perseguindo e maltratando funcionários inclusive tirando dos professores direitos adquiridos por lei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se foram adquiridos por lei, então porque a justiça deu como indeferido. A mulher de Evandro, a de Tiniz e outras e outras que nunca deram aula e querem 40 horas.

      Excluir
    2. Anônimo Marcão também exercia função de secretário escolar quando gideão deu para ele as 40 horas,e a justiça entendeu que ele tinha direito,porque você acha que a esposa de Evandro não tem direito ? Vamos ver isso é a justiça quem vai decidir.

      Excluir
    3. Marileide Dias Viana conhecida como Ledinha também não era professora e gideão deu para ela as 40 horas temos o nome de todos que nao exercia função de professor e mesmo assim gideao os deu as 40 horas.a esposa de Evandro sempre trabalhou em sala de aula.

      Excluir
    4. Onde se viu auxiliar de creche ter direito de professora? Passou 2 anos da administração passada sem fazer nada e mais 2 como diretora. Onde foi q ela está em sala de aula comi professora? Só se for em Marte.porque aq nunca esteve. Essa daí ñ vai ter e ñ terá. Evandro esta milionário ñ precisa de prefeitura. Passou a mão em td q podia.esposa contente com o CONCURSO q prestou auxiliar de creche.

      Excluir
    5. A mulher de Evandro era Diretora amigo.

      Excluir
    6. Diretora sim na creche aurilecio damasceno

      Excluir
    7. Então não estava em sala de aula. Portanto não tem direito.

      Excluir
  5. Jadiel e Paulo não tá preocupado com funcionários, eles estão querendo comprar terras , o certo dono da cooperativa de transporte já comprou a terra dos herdeiros de um fazendeiro de Potiraguá, e tem mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eta povo de Itarantim que gosta de fazer politicagem, só existe uma Maria no
      mundo??? Quem comprou a fazenda dos herdeiros do saudoso Jovino Oliveira, foi Jailton proprietário de um supermercado e residente aqui em Potiraguá, deixe de plantarem informações falsas e vão trabalhar.

      Excluir
  6. Pensou que era inatingível. Que está acima do bem e do mal.

    ResponderExcluir
  7. É cada coisa ,ho povo sem noção,
    Esse povo de itarantim não muda nunca,
    Que paixão é essa por esses políticos ,
    Eles não estão nem aí pra ninguém
    Jadiel só pensa nele,
    Ele não quer saber se é ou não professor
    Ele pensa nele
    Acorda gente
    Ano que vem tem eleição é a hora de saber votar

    ResponderExcluir
  8. O SISTEMA É BRUTO... MAS QUE O ALIMENTA É O PRÓPRIO POVO... QUE VOTA PENSANDO NO SEU PRÓPRIO UMBIGO... E GUANDO NÃO CONSEGUE NADA... BUSCA VINGANÇA... VOTANDO EM UM PIOR... OU ACABAMOS COM ESTE CICLO VICIOSO... ESCOLHENDO HOMENS E MULHERES QUE SÃO EXEMPLOS EM NOSSO MUNICIPIO PARA SER

    ResponderExcluir
  9. Está na hora de acordar, vamos pensar em uma itarantim melhor. Outra coisa se a justiça deu o direito tem que aceitar e pronto
    Chega de falar bobagem aceita que dói menos
    Juntos pro uma itarantim melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo mas se a justiça também não dá o direito tem que aceitar. É o caso da mulher de Evandro a de Tiniz e outras mais.

      Excluir
  10. Tem tanta gente que saiu de Itarantim despejado pq não tinha condição de pagar um aluguel de R$ 250,00 reais, hoje até fazendeiro virou, tem outros que nem uma bicicleta tinha, hoje é dono de supermercados, fiquem espertos a justiça está de olho em vcs, qualquer momento a casa de vcs vão cair!!! Tanta gente em nossa cidade passando necessidade, sem nada, nada, nada... E esses usurpadores enricando DEUS vai dá o que vcs merecem, cambada de miseráveis!!! Nunca mais dou um voto pra ninguém, NINGUÉM... Só entram pra acabar com a cidade e enricar!!! REVOLTANTE isso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade
      Muito triste tudo isso
      Ver nossa cidade acabando
      Sai um
      Entra outro pior, Deus é mais.
      Ver professores lutando por algo e ver colegas da mesma classe torcendo para que perca
      Muito difícil .o que nos resta é aprender a votar. Porque se não vai voltar o nome acabaja.

      Excluir
    2. Não amigo anônimo, é fazer o justo. Dai a César o que é de César.

      Excluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. Se for pra fazer justiça nesse município tem que começar investigando jadiel matos, pois o mesmo vem exercendo a função de secretário de administração e recebendo por mais duas funções, ou seja ele é vice prefeito secretário e professor 40 horas e está recebendo salários em todas as três funções. Analizem e vejam quanto ele recebe pela três funções. Sem dizer que é proibido por lei acúmulo de três funções em setor público.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo entra no TCM e veja, ele recebe apenas como vice. Verifique direito antes de falar asneiras, o TCM existe pra isso e todo cidadão tem acesso.

      Excluir

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.