O caso suspeito da doença conhecida como varíola dos macacos, em Salvador, e que estava sendo investigado pelos Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), foi descartado. O resultado foi divulgado na manhã desta quinta-feira (16) pelo laboratório de referência nacional.
A suspeita foi em uma pessoa de Salvador, com sintomas da doença: febre alta de início súbito, adenomegalia e erupção cutânea. O paciente encontra-se internado em unidade hospitalar da rede privada, na capital baiana.
Sintomas
A varíola dos macacos se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980. A doença causa febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. Os sintomas duram de 2 a 4 semanas, podendo ser dividida em dois períodos: invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa.
A erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre. A erupção tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.
Comentários
Postar um comentário
A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.