Dois brasileiros são presos na Argentina condenados do 8 de Janeiro, um dos presos já morou em Itarantim

O Ministério de Segurança da Argentina confirmou a prisão de dois dos 61 brasileiros procurados pelos atentados golpistas de 8 de Janeiro de 2023 e que fugiram para o país vizinho. Os presos são Joelton Gusmão de Oliveira (camisa amarela) e Rodrigo de Freitas Moro Ramalho.

Já são 265 acusados já condenados pelos mais diversos crimes durante o atentado em 8 de janeiro, a prisão dos dois, como bem noticiada pelo Correio do Estado, precede a extradição de ambos.

Joelton Gusmão de Oliveira era morador de Vitória da Conquista e também morou muitos anos na cidade de Itarantim. Ele foi o primeiro detido, na última quinta-feira (14), na cidade de La Plata, cerca de 60 quilômetros da capital argentina.

O Supremo Tribunal Federal (STF) já tinha condenado Joelton Oliveira a 17 anos de prisão, por tentativa de golpe de Estado, danos qualificados, deterioração de ativos públicos, associação criminosa armada e tentativa violenta do Estado Democrático de Direito.

O advogado de Joelton disse o seguinte: "tomei conhecimento da prisão de Oliveira, mesmo havendo um pedido de asilo pendente. Esse fato me deixou estarrecido, pois a legislação não ampara esse tipo de medida em um contexto como esse".  

Comentários