Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta terça-feira (2) o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus acusados de participação da trama golpista contra o Estado democrático de direito. O julgamento é considerado um dos mais relevantes da história do País, envolvendo diretamente um ex-presidente da República e altos integrantes das Forças Armadas e do governo anterior.
De acordo com a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), Bolsonaro liderou uma organização criminosa que buscava impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vencedor das eleições presidenciais de 2022. O ex-presidente responde também por outros quatro crimes que, somados, podem resultar em até 43 anos de prisão.
O julgamento será conduzido pela Primeira Turma do Supremo, composta pelos ministros Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. O rito seguirá o protocolo interno do tribunal:
O presidente da Turma, ministro Cristiano Zanin, abre os trabalhos com a leitura e aprovação da ata da sessão anterior. Em seguida, Zanin apresenta a ação penal contra os oito réus.
Comentários
Postar um comentário
A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.