O vereador Dudu dos Tutas (PSD) utilizou, na sessão de terça-feira (9), seu tempo regimental de dez minutos para anunciar a formação de uma nova aliança política no município com o grupo “Itarantim Pode Mais”. Segundo Dudu, o projeto visa reunir lideranças de diferentes segmentos da oposição, como a ex-candidata a prefeita Ana Paula Dantas, que obteve mais de 3 mil votos na última eleição.
Ao ouvir a menção a Ana Paula (PP), considerada a principal liderança da oposição, o vereador Zeza Gigante (PSB) pediu a palavra e, com o domínio da ironia como instrumento político, lançou um questionamento que promete repercutir nos bastidores da política local.
Comparando a aliança a um casamento entre famílias diferentes, Zeza quis saber como se dará a divisão dos apadrinhamentos políticos. Diante da presença dos deputados Antônio Brito (federal) e Andreia Castro (estadual), ambos ligados ao campo político de Dudu. O vereador indagou se o grupo “Itarantim Pode Mais” estaria realmente unido em torno de um projeto político comum ou apenas sob a liderança de um único nome local?
Com tom didático e fala irônica, Zeza reconheceu a habilidade de Dudu em “costurar bem” a composição, ao lançar dois deputados e ainda assim atrair um grupo que, segundo ele, “está nascendo”. Uma costura política que, ao que tudo indica, não foi feita com a devida igualdade política, algo que pode ser bastante vantajoso para Dudu, mas nem tanto para os membros do “Itarantim Pode Mais”.
A fala de Zeza ganha importância por sua experiência no meio político e pelo conhecimento de que alianças geralmente se constroem com deputados de diferentes campos. A aliança entre Dudu e o grupo “Itarantim Pode Mais” não parece ser de difícil compreensão apenas para Zeza, mas para todos que conhecem os acordos políticos em Itarantim.
Resta saber se outras lideranças políticas seguirão esse novo modelo de aliança, em que apenas um lado indica os dois deputados.
Comentários
Postar um comentário
A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.