Câmara de Vereadores de Itarantim arquiva proposta de abertura de CPI contra o Executivo

A Câmara Municipal de Itarantim decidiu, na sessão desta terça-feira (2), arquivar a proposta de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigaria denúncias contra um setor específico do governo municipal.

Segundo a maioria absoluta dos vereadores, a denúncia já se encontra sob análise do Ministério Público, considerado o órgão competente para conduzir a apuração.

A mesa diretora da Câmara anunciou o arquivamento por falta de assinaturas. O blog Alerta Itarantim soube da informação com antecedencia, mas preferiu aguardar a sessão para evitar comentários e mais desinformação fora de momento. Lembrando que para ser instaurada, a CPI necessitava de quatro adesões ou assinaturas entre os onze vereadores da Casa.

Durante a sessão, foi feito a leitura do documento, e o presidente da Câmara declarou oficialmente o arquivamento da proposta.

Parlamentares da base governista justificaram a decisão afirmando que as provas apresentadas não eram suficientes para sustentar a abertura da comissão. E por entenderem que a denúncia já foi encaminhada ao Ministério Público, órgão competente para dizer se deve ou não abrir investigação.

Especialistas lembram que a instauração de uma CPI pode gerar diversas consequências políticas e administrativas, nem sempre previsíveis. O arquivamento, por sua vez, evidencia a articulação da base do prefeito no Legislativo e movimentações de articuladores nos bastidores na política local.

Comentários

  1. Parabéns aos vereadores que tiveram esse entendimento. A tal CPI era jogada política pra atrapalhar o governo.

    ResponderExcluir
  2. Jeferson fez bem em tirar nome dele daquela palhaçada. Tá de parabéns

    ResponderExcluir

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.