Conta de luz fica mais barata em dezembro com retorno da bandeira amarela

Depois de seis meses consecutivos pagando mais caro pela energia elétrica, os consumidores baianos começam dezembro com alívio no bolso. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária do último mês de 2025 será amarela, substituindo a vermelha, que desde junho oscila entre os patamares 1 e 2. A alteração reduz o adicional cobrado a cada 100 kWh consumidos de R$ 4,46 para R$ 1,885 e passa a valer já nas faturas emitidas a partir desta segunda-feira (1º).

Em nota, a Aneel explicou que a alteração foi possível porque “as condições de geração de energia ficaram um pouco mais favoráveis com a entrada do período chuvoso”. O órgão reforçou, porém, que a expectativa de chuvas para dezembro “continua abaixo da média histórica”, o que mantém o uso de termelétricas como peça importante para atender à demanda. “O uso responsável da energia elétrica é fundamental. Evitar desperdícios contribui para a sustentabilidade do setor elétrico”, destacou a agência.

A reguladora lembrou ainda que a bandeira amarela não elimina a cobrança adicional, mas atenua o impacto no orçamento das famílias após uma sequência de meses de energia mais cara. Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias indica para o consumidor o custo real da geração de energia, variando de acordo com a disponibilidade hídrica e o acionamento de fontes mais custosas.

Comentários