Depois de seis meses consecutivos pagando mais caro pela energia elétrica, os consumidores baianos começam dezembro com alívio no bolso. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária do último mês de 2025 será amarela, substituindo a vermelha, que desde junho oscila entre os patamares 1 e 2. A alteração reduz o adicional cobrado a cada 100 kWh consumidos de R$ 4,46 para R$ 1,885 e passa a valer já nas faturas emitidas a partir desta segunda-feira (1º).
Em nota, a Aneel explicou que a alteração foi possível porque “as condições de geração de energia ficaram um pouco mais favoráveis com a entrada do período chuvoso”. O órgão reforçou, porém, que a expectativa de chuvas para dezembro “continua abaixo da média histórica”, o que mantém o uso de termelétricas como peça importante para atender à demanda. “O uso responsável da energia elétrica é fundamental. Evitar desperdícios contribui para a sustentabilidade do setor elétrico”, destacou a agência.
A reguladora lembrou ainda que a bandeira amarela não elimina a cobrança adicional, mas atenua o impacto no orçamento das famílias após uma sequência de meses de energia mais cara. Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias indica para o consumidor o custo real da geração de energia, variando de acordo com a disponibilidade hídrica e o acionamento de fontes mais custosas.
Comentários
Postar um comentário
A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.