Encerra-se nesta sexta-feira (6), o prazo de inscrição para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao primeiro semestre de 2026. O programa do Ministério da Educação (MEC) oferece financiamento das mensalidades de cursos superiores em instituições privadas com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Nesta edição, são disponibilizadas mais de 112 mil vagas distribuídas em 1.421 instituições de ensino superior, contemplando 19.834 cursos. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, mediante login na plataforma Gov.br e indicação de um e-mail pessoal válido.
O candidato pode escolher até três opções de curso, com possibilidade de alteração até o fim do prazo. A pré-seleção, no entanto, será realizada para apenas uma das opções indicadas. Durante a inscrição, é obrigatório informar dados de perfil, como etnia/cor, condição de pessoa com deficiência, vínculo com comunidades quilombolas e histórico de conclusão do ensino superior.
Podem participar estudantes que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, desde que tenham obtido média mínima de 450 pontos nas provas e não tenham zerado a redação. Também é exigida renda familiar bruta mensal por pessoa de até três salários mínimos.
Para vagas destinadas a pessoas com deficiência, é necessária a apresentação de laudo médico com o respectivo código da Classificação Internacional de Doenças (CID). O edital prevê ainda a reserva de 50% das vagas para candidatos com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo e inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico). Aqueles que se enquadrarem nas regras do Fies Social poderão solicitar financiamento integral, com cobertura de até 100% dos encargos educacionais.
A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) das instituições poderá solicitar documentação complementar caso identifique divergências na renda declarada.
O resultado da pré-seleção será divulgado em 19 de fevereiro. Os pré-selecionados deverão complementar a inscrição no sistema Fies Seleção entre 20 e 24 de fevereiro. Candidatos não convocados na chamada única serão automaticamente incluídos na lista de espera, cuja pré-seleção ocorrerá entre 26 de fevereiro e 10 de abril.
Comentários
Postar um comentário
A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.