Dados divulgados pelo Ministério da Saúde na última segunda-feira (22) apontam que a Bahia é o estado com piores índices do Nordeste em relação a óbitos por autolesões.
Entre 2023 e 2024, 143 crianças, adolescentes e jovens entre 10 e 19 anos morreram devido a lesões autoprovocadas no estado. Os profissionais que atendem adolescentes nessas condições registam e seguem um protocolo de notificação obrigatório.
A autolesão é um distúrbio de comportamento que faz com que o paciente agrida o próprio corpo ao sentir profunda tristeza, raiva, nervosismo ou viver um trauma.
No nordeste, 616 casos de óbitos provocados por autolesões foram registrados em dois anos. Bahia, Pernambuco e Ceará são os estados da região com os maiores números de casos.
De acordo com especialistas, alguns sinais podem ser observados pelos familiares e amigos, como: uso de casacos mesmo no calor; marcas de queimaduras e arranhões no corpo e mudanças de comportamento de forma abrupta. É indicado buscar um profissional e evitar conversar de forma punitiva ou invasiva.
Comentários
Postar um comentário
A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.