EUA ampliam sanções à soberania brasileira e sancionam esposa de Moraes

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aplicou sanções contra Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A medida foi anunciada nesta segunda-feira (22) com base na Lei Magnitsky, instrumento legal que permite punir estrangeiros acusados de violações de direitos humanos e corrupção.

Segundo o g1, a decisão foi oficializada pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC), órgão do Departamento do Tesouro dos EUA. Segundo o secretário do Tesouro, Scott Bessent, Alexandre de Moraes teria conduzido uma “caça às bruxas ilegal” envolvendo cidadãos americanos e brasileiros.

Possíveis novas sanções

Segundo o Washington Post, circula nos EUA uma minuta com novas propostas de sanções contra Alexandre de Moraes. Fontes afirmaram que o plano deve ser baseado também na Lei Magnitsky e seria administrado pelo OFAC.

Um funcionário ouvido avaliou que a decisão pode prejudicar a credibilidade dos Estados Unidos na defesa da democracia, já que envolve um juiz de Suprema Corte estrangeira em razão de suas decisões.

Comentários